Com quase 6 milhões de acessos por mês, a MadeiraMadeira está consolidada como o maior Home Center do Brasil, líder na venda online de móveis, materiais de construção, decoração, acabamentos e iluminação.
A história desta grande loja virtual começou em 2009 em Curitiba, especializada inicialmente na venda de pisos de madeira. Em 2018, como e-commerce e marketplace, a MadeiraMadeira já contabiliza 800 mil consumidores que escolheram entre os mais de 300 mil produtos disponíveis na plataforma online.
As opções dentro da MadeiraMadeira atendem todas as necessidades do lar. A loja reúne ofertas de Portas e Janelas, Pisos e Revestimentos e Iluminação, além de Ferramentas e outros produtos necessários para obras, como ferragens e materiais de construção.
É possível encontrar produtos para Banheiro e Cozinha, Eletrodomésticos, Utilidades domésticas, Cama, Mesa e Banho. Há também opções de brinquedos, linha fitness e para cuidados com o Jardim e Lazer. Com tanta variedade, a loja realiza mais de 5 mil entregas por dia.
Dentro dessas categorias, sua empresa pode colocar seus produtos a venda de duas formas, através do e-commerce ou no marketplace.
Mas, antes, você sabe a principal diferença entre e-commerce e marketplace?
Em tradução para o português, e-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, as lojas que vendem produtos online, sejam elas revendedoras ou fabricantes. As negociações acontecem diretamente entre a loja virtual e o consumidor final.
Já o marketplace pode ser traduzido como “lugar de compras”, comparado a um shopping center online. São várias lojas juntas, só que em ambiente virtual. É também considerado um serviço ofertado para empresas que desejam ter uma plataforma em comum para disponibilizar produtos, tendo um intermediário nas transações com o cliente.
Vendendo no e-commerce ou no marketplace da MadeiraMadeira
Mas como posso comercializar meus produtos na MadeiraMadeira?
Pelo e-commerce, geralmente vinculado às indústrias, sua empresa será fornecedora da MadeiraMadeira. Por isso, o produto aparecerá na página de compra com uma mensagem “vendido e entregue por MadeiraMadeira”. Mas a sua marca pode ser identificada no nome ou descrição do produto.
Já no Marketplace, vinculado ao varejo, aparecerá na página de compra como “vendido e entregue por SUA EMPRESA”. Ao clicar em “SUA EMPRESA”, o usuário entrará em uma página dentro da MadeiraMadeira que contém os dados do seu negócio e todos seus produtos oferecidos dentro da plataforma.
Entretanto, antes que ocorram confusões, não há uma divisão visível dentro do site para identificar o que é e-commerce e o que é marketplace. Ambos os produtos aparecerão juntos dentro das categorias mencionadas anteriormente. Afinal, para o consumidor não importa o formato de venda. Ele quer comprar com facilidade e receber seu produto de forma satisfatória. Então, para quem quiser vender na MadeiraMadeira, o que muda é a maneira de solicitar o cadastro na plataforma, que você aprenderá ao longo desse artigo.
Vantagens em vender na MadeiraMadeira
Caso a sua marca seja nova ou se a sua empresa está iniciando as vendas online, aparecer nos maiores sites de vendas, como a MadeiraMadeira, gera maior confiança dos clientes para comprar seus produtos. Assim, também é uma boa forma de construir a sua marca e reputação online a partir da credibilidade dessas empresas já consolidadas.
A quantidade de visitas recebidas no site também é um indicador de um público sólido e segmentado. Afinal, para os consumidores, a quantidade de produtos torna mais simples comparar e encontrar o melhor preço. Isso cria um terreno cheio de potenciais clientes que sabem o que querem, estão mais dispostos a escolherem seus produtos para casa e concluírem a compra dentro da plataforma.
“Mas dentro do site há muita concorrência”. Sim, porém é justamente esse fator que atrai o público. O que parece uma desvantagem para o vendedor, na verdade é uma oportunidade, principalmente para quem não tem um site próprio de vendas, uma vez que não envolve todos os custos para abrir e manter uma loja virtual, nem exige grandes investimentos em marketing.
No caso da MadeiraMadeira, é cobrada uma taxa sobre o preço da venda do produto, que é acordado na hora da contratação. Ou seja, você só paga quando realizar uma venda.
Pense, então, em um site com mais de 6 milhões de acessos mensais! Assim, se a sua empresa trabalha com produtos para a casa, seja indústria ou varejista, a chance de atingir seu público aparecendo na MadeiraMadeira é grande! E com menor custo quando comparado em gerar tráfego para seu site ou rede social, que disputa com a de outros e-commerce, por exemplo.
Mesmo que você tenha efetividade nas vendas através dos seus canais digitais, disponibilizar seus produtos na MadeiraMadeira pode ser mais uma forma de atrair clientes e ampliar seu faturamento. Por exemplo, se você for uma fábrica de móveis sob medida, poderá disponibilizar seu catálogo na plataforma e atender os pedidos, produzindo conforme a demanda tanto do seu site quanto da MadeiraMadeira.
Da sua empresa para o consumidor final
A MadeiraMadeira atua com o modelo de negócio dropshipping. Nesse modelo, a empresa não trabalha diretamente com estoque. Ela compra os produtos de fornecedores, como sua empresa, e os entregam através de transportadoras parceiras. Dessa forma, os produtos são coletados com os fornecedores e entregues diretamente ao consumidor. Isso acontece tanto para as indústrias como para os varejistas.
Outra vantagem está no intermédio da plataforma nas negociações, facilitando o relacionamento entre a sua empresa e os clientes. No momento da compra, a plataforma se responsabiliza pela checagem dos dados do comprador, evitando fraudes.
Análise concluída, sua empresa recebe o pedido, fabrica ou separa o produto e o envia para o cliente. Você também será acionado em caso de trocas, devoluções ou cancelamentos e receberá o dinheiro de volta.
Dica importante:uma vez associado a plataforma, sua empresa deve manter os dados e os anúncios dos produtos atualizados. Sempre preze pela qualidade no envio dos seus produtos para garantir a satisfação do cliente e também ganhar avaliações positivas no site.
Como vender na MadeiraMadeira com integração de sistema de gestão
O primeiro passo para começar a vender seus produtos na MadeiraMadeira é entrar no site e criar uma conta na plataforma. Com o acesso aprovado, será necessário realizar a integração com um sistema de gestão, como o nosso ERP, para gerenciar os processos de venda e garantir a organização da sua empresa.
Vamos ao passo a passo simples:
– Ao entrar no site da MadeiraMadeira, rolando a página inicial até o fim você encontrará no menu a opção “Venda na MadeiraMadeira”. Clicando aqui, levamos você direto para a página.
– Haverá dois botões. Clique em Sou Indústria/Importador ou em Sou Varejista (Marketplace), na opção que corresponde a sua empresa.
– Preencha os dados do formulário e envie.
Pronto! Agora seu cadastro será analisado pela MadeiraMadeira. O processo pode levar algumas semanas.
Com o cadastro aprovado, começa a integração com o sistema de gestão. Por exemplo, aqui nossa equipe realiza a homologação entre a MadeiraMadeira e o painel do Group Web – nosso sistema de gestão ERP na nuvem, totalmente online. Assim, seus produtos serão sincronizados com a plataforma.
Após o período de testes e com as informações alinhadas, você passa a gerenciar todo processo de venda pelo sistema. Se você for indústria, a integração pode contemplar também os módulos de Planejamento de Produção e Estoque, para você controlar toda movimentação das matérias-primas, produto em produção e produto final – de forma a facilitar também outras obrigações legais para indústria, como a entrega do Bloco K (SPED FISCAL) para a Receita Federal.
Além da integração com a MadeiraMadeira, nosso sistema Group Web dispõe de diferentes funcionalidades para gerenciar todos os processos da sua empresa, que estarão relacionados a MadeiraMadeira.
– Você precisará gerenciar Pedidos, sejam eles vindos pela MadeiraMadeira ou das suas vendas próprias;
-Emitir Nota Fiscal Eletrônica, gerenciando o Faturamento;
-Controle de estoque;
-No caso de indústria, precisará também de Planejamento de Produção;
Combine outras funcionalidades de acordo com o que seu negócio precisa:
Configurador de ProdutoEngenharia de Processos Custos
Contas a Pagar e Receber
Frente de Caixa
Bancos
Compras
Expedição
Fluxo
Bloco K
Além de personalizações, conforme a demanda da sua empresa.
Uma das vantagens do nosso ERP é a contratação individual, pagando somente pelas funcionalidades contratadas. Gostou?
Ainda ficou com dúvidas sobre a integração com a MadeiraMadeira? Entre em contato para te ajudarmos.
54 3701-4044 | 54 992068476 (WhatsApp)
group@groupsistemas.com.br