Com a consolidação da internet e das redes sociais, junto da criação de novas formas de consumo, a digitalização de serviços e criação dos e-commerces aconteceu de maneira natural e novas oportunidades de venda surgiram para as lojas físicas que foram para o meio digital. Ao longo da última década, a expansão e popularização das lojas online foi notável, sendo ainda mais perceptível no período da pandemia de COVID-19, momento em que cresceu mais de 30%.
Seja você proprietário de uma loja física que ainda não vende através da internet, seja você alguém que quer estudar melhor o assunto, uma coisa é certa: um e-commerce exige calma e planejamento.
E pensando no tema, neste artigo nós te ajudamos a entender melhor o que é e quais são as vantagens do e-commerce.
Relembrando: o que é e-commerce?
E-commerce é o ato de comercializar produtos ou serviços pela Internet. As transações são feitas via dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones ou tablets. Podem ser B2B (business to business) – de negócio para negócio – ou B2C (business to consumer) – de negócio para consumidor final; e comercializar produtos físicos e/ou digitais. Esse tipo de comércio tem vários tipos de canais de vendas, mas o mais comum é a loja virtual.
Agora que você já sabe um pouquinho sobre e-commerce, vamos falar sobre as vantagens da sua loja também estar na internet!
Vantagem Competitiva e Aumento nas Oportunidades de Venda
De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, mais de 151 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Ainda, a pesquisa Digital 2020 mostrou que 89% dos entrevistados brasileiros realizam buscas na internet antes de adquirir um produto. Ou seja: provavelmente o seu cliente já está online e realiza buscas antes de realizar suas compras – e aí está uma das principais vantagens do e-commerce: a competitividade.
Para um lojista dono de loja física, ter uma loja na internet é uma vantagem competitiva. Isso porque o ambiente digital proporciona a possibilidade de atingir mais pessoas do que concorrentes que não contam com uma loja digital, por exemplo, e só atingem um público específico.
Quando um lojista adota esse tipo de comercialização, a loja abre mais portas para diferentes públicos. Com um público mais amplo e diverso sendo atingido no ambiente digital e sem limite de espaço físico, o lojista pode receber inúmeros clientes ao mesmo tempo, alcançando diversas regiões do país.
Aumento da Presença da Marca
Com uma boa estratégia para sua marca, é possível criar autoridade no segmento de vendas online e destacar-se frente aos concorrentes. Para além disso, se a venda é feita para todo o território nacional, por exemplo, a marca que era conhecida somente em uma cidade ou estado pode ser reconhecida em todo o país.
Funcionamento em Tempo Integral
Enquanto as lojas físicas trabalham em horário comercial e fecham no fim do dia, uma loja virtual atua 24 horas por dia, 7 dias por semana – permitindo que o cliente tenha a comodidade de comprar quando quiser, sem deslocamentos.
Em adição, neste modelo de negócio o marketing da sua empresa funciona da mesma forma: sem horário de funcionamento – mas no melhor horário para atingir o consumidor ideal com anúncios, por exemplo, o que também aumenta as oportunidades de venda.
Integração com Canais de Venda e ERP
É possível integrar o site de uma loja virtual com outros canais de venda, como marketplaces (Submarino, Americanas e outros) e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter). Com isso, seus produtos e marca(s) estão em mais ambientes, alcançando mais possíveis compradores
É possível fazer a gestão de todos os pedidos em um mesmo painel, de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar e com o auxílio das ferramentas de ERP – que podem ser integradas ao seu e-commerce – você consegue organizar os estoques físico e virtual de sua loja.
Baixo Custo Inicial
É comum imaginar que os investimentos para ampliação das frentes de negócio sejam altos – mas quando se trata de e-commerce, não são. Na realidade, é muito menos custoso iniciar uma loja na internet do que uma nova loja em espaço físico, por exemplo.
Para que um e-commerce opere, de maneira básica, os gastos que você terá serão com a mensalidade da plataforma de e-commerce e o pagamento pelo desenvolvimento de campanhas de marketing digital.
Dedicação
Apesar do baixo custo inicial é importante ressaltar que o ato de vender online, seja através de loja virtual ou marketplace, exige estudos e dedicação das pessoas envolvidas com a operação.
É fundamental ter clareza na estratégia completa para este modelo de negócio, desde a apresentação dos produtos, descrições, canais e formatos de comunicação e divulgação, meios de pagamentos, frete, e todos os demais processos até a chegada na mercadoria para o cliente.
Toda a jornada compreendida entre a visita na loja virtual ou marketplace e o recebimento da mercadoria comprada, deve sempre superar a expectativa, se possível entregar uma experiencia além da esperada, para que o cliente volte a comprar, como é na loja física.
Se você empreende e gostaria de ampliar seu negócio, talvez o e-commerce seja o movimento correto. É evidente, tudo deve ser feito de maneira pensada e com estratégia – o canal digital veio para ficar.
E nós esperamos que neste artigo tenhamos te ajudado a entendê-lo um pouco melhor!